Você é um workaholic?



Ao acordar, você faz suas tarefas pensando em como será sua agenda do dia? Costuma extrapolar o horário do trabalho “um pouquinho” para terminar alguma tarefa que julga urgente? Tem o costume de imaginar que o trabalho vem sempre antes do lazer – inclusive aos fins de semana? Se respondeu “sim” a uma ou mais dessas perguntas, pode ser que tenha uma tendência ao workaholism, ou seja, “vício no trabalho”.

Workaholics ou pessoas que trabalham em demasia, formam um grupo em crescimento. E não é para menos: a concorrência e a pressão por resultados aumentam a cada dia. Com cortes tão frequentes nas companhias, a impressão é de que quem trabalha mais se sobressai e mantém seu posto de trabalho. A isso soma-se o uso frequente das redes sociais e o fato de estarmos sempre online. Assim, surge a mentalidade de que é preciso estar sempre conectado, sempre atualizado e sempre trabalhando, não importa aonde esteja.

Para algumas pessoas, o dia “normal” de trabalho compreende jornadas de 10 a 12 horas – inclusive aos fins de semana. São colaboradores que levam trabalho para a casa, agendam reuniões no horário do almoço, conferem e-mails freneticamente. Não fazem pausas necessárias para repor suas energias e nem dedicam tempo ao planejamento pessoal e profissional.

Apesar de, em algum momento, alguns workaholics perceberem o quanto sua rotina atribulada os afeta, nem sempre agem com eficácia para abandonar seus hábitos. Mas é preciso considerar que o trabalho excessivo não só interfere negativamente nos relacionamentos interpessoais como estreita os horizontes da inovação e da criatividade. Além disso, problemas de saúde não demoram a surgir: sem tempo para “mais nada”, o workaholic está sujeito a doenças físicas (pressão alta, infarto etc.) e mentais (depressão, ansiedade etc.).

Faça o teste abaixo e descubra se você é ou não um workaholic. Será que não está na hora de diminuir o ritmo de trabalho?

#

Sim

Não

1

Você se empolga mais com seu trabalho do que com qualquer outra coisa?

2

Você trabalha ou lê durante as refeições?

3

Você regularmente deixa de almoçar para trabalhar?

4

Seu horário de trabalho causa estranheza nas pessoas que convivem com você?

5

Seu trabalho interfere no seu tempo livre?

6

Você pensa sobre trabalho fora do escritório?

7

Você subestima o tempo de duração de um projeto e depois corre para terminá-lo no prazo?

8

Você geralmente sobrecarrega sua agenda?

9

Você tem convicção de que não pode reduzir sua carga horária sem comprometer sua carreira?

10

Você tem dificuldades em delegar tarefas a outras pessoas?

11

Você pensa em trabalho enquanto dirige, escuta outras pessoas falando ou quando está indo dormir?

12

Você trabalha mais de 48 horas por semana?

13

Você desistiu de algum de seus hobbies por causa do trabalho?

14

Você se preocupa excessivamente com o futuro, mesmo quando as coisas estão bem?

15

Você acredita já ter adoecido por causa do trabalho?

16

Você está infeliz com seus hábitos de trabalho?

Soma

 

Gabarito: some as respostas “Sim”

1 a 6:

Tudo bem: Você consegue um bom equilíbrio entre a ambição e hábitos saudáveis. Bom para a sua saúde e bom para a sua carreira também – afinal, você reserva um tempo para aprender e viver experiências que também podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

 

7 a 11:

Cuidado: Está na hora de tirar férias. Seu corpo pode não ter reclamado ainda, mas certamente seus pensamentos às vezes “fogem do foco” e sua produtividade está comprometida. Se não for possível tirar férias agora, aposte na prática de exercícios físicos, em atividades culturais e em tudo o que lhe dá prazer.

 

12 a 16:

Perigo: Reduza suas horas de trabalho, pois há mais vida fora do escritório. O ideal mesmo é que você se desligue por uns dias e faça algo para o bem do seu corpo e da sua mente. Você ficará mais disposto e conseguirá trabalhar bem em menos tempo.

 

Adaptado de: administradores.com.br