Ao acordar, você faz suas tarefas pensando em como será sua agenda do dia? Costuma extrapolar o horário do trabalho “um pouquinho” para terminar alguma tarefa que julga urgente? Tem o costume de imaginar que o trabalho vem sempre antes do lazer – inclusive aos fins de semana? Se respondeu “sim” a uma ou mais dessas perguntas, pode ser que tenha uma tendência ao workaholism, ou seja, “vício no trabalho”.
Workaholics ou pessoas que trabalham em demasia, formam um grupo em crescimento. E não é para menos: a concorrência e a pressão por resultados aumentam a cada dia. Com cortes tão frequentes nas companhias, a impressão é de que quem trabalha mais se sobressai e mantém seu posto de trabalho. A isso soma-se o uso frequente das redes sociais e o fato de estarmos sempre online. Assim, surge a mentalidade de que é preciso estar sempre conectado, sempre atualizado e sempre trabalhando, não importa aonde esteja.
Para algumas pessoas, o dia “normal” de trabalho compreende jornadas de 10 a 12 horas – inclusive aos fins de semana. São colaboradores que levam trabalho para a casa, agendam reuniões no horário do almoço, conferem e-mails freneticamente. Não fazem pausas necessárias para repor suas energias e nem dedicam tempo ao planejamento pessoal e profissional.
Apesar de, em algum momento, alguns workaholics perceberem o quanto sua rotina atribulada os afeta, nem sempre agem com eficácia para abandonar seus hábitos. Mas é preciso considerar que o trabalho excessivo não só interfere negativamente nos relacionamentos interpessoais como estreita os horizontes da inovação e da criatividade. Além disso, problemas de saúde não demoram a surgir: sem tempo para “mais nada”, o workaholic está sujeito a doenças físicas (pressão alta, infarto etc.) e mentais (depressão, ansiedade etc.).
Faça o teste abaixo e descubra se você é ou não um workaholic. Será que não está na hora de diminuir o ritmo de trabalho?
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Sim |
Não |
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1 |
Você se empolga mais com seu trabalho do que com qualquer outra coisa? | ||
2 |
Você trabalha ou lê durante as refeições? | ||
3 |
Você regularmente deixa de almoçar para trabalhar? | ||
4 |
Seu horário de trabalho causa estranheza nas pessoas que convivem com você? | ||
5 |
Seu trabalho interfere no seu tempo livre? | ||
6 |
Você pensa sobre trabalho fora do escritório? | ||
7 |
Você subestima o tempo de duração de um projeto e depois corre para terminá-lo no prazo? | ||
8 |
Você geralmente sobrecarrega sua agenda? | ||
9 |
Você tem convicção de que não pode reduzir sua carga horária sem comprometer sua carreira? | ||
10 |
Você tem dificuldades em delegar tarefas a outras pessoas? | ||
11 |
Você pensa em trabalho enquanto dirige, escuta outras pessoas falando ou quando está indo dormir? | ||
12 |
Você trabalha mais de 48 horas por semana? | ||
13 |
Você desistiu de algum de seus hobbies por causa do trabalho? | ||
14 |
Você se preocupa excessivamente com o futuro, mesmo quando as coisas estão bem? | ||
15 |
Você acredita já ter adoecido por causa do trabalho? | ||
16 |
Você está infeliz com seus hábitos de trabalho? | ||
Soma |
Gabarito: some as respostas “Sim”
1 a 6:
Tudo bem: Você consegue um bom equilíbrio entre a ambição e hábitos saudáveis. Bom para a sua saúde e bom para a sua carreira também – afinal, você reserva um tempo para aprender e viver experiências que também podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
7 a 11:
Cuidado: Está na hora de tirar férias. Seu corpo pode não ter reclamado ainda, mas certamente seus pensamentos às vezes “fogem do foco” e sua produtividade está comprometida. Se não for possível tirar férias agora, aposte na prática de exercícios físicos, em atividades culturais e em tudo o que lhe dá prazer.
12 a 16:
Perigo: Reduza suas horas de trabalho, pois há mais vida fora do escritório. O ideal mesmo é que você se desligue por uns dias e faça algo para o bem do seu corpo e da sua mente. Você ficará mais disposto e conseguirá trabalhar bem em menos tempo.
Adaptado de: administradores.com.br