A Capacidade de Concentração nos Multi Task



Por Vívian Rio, Lucymara Alves de Andrade e Fábio Busso

Há tempos, uma característica associada à geração Y (pessoas nascidas nos anos 1980) – ganhou espaço no universo empresarial e corporativo: o ser multi task. A geração multitarefa é dinâmica, interada com as novas tecnologias e intensamente conectada às redes sociais. Apesar de normalmente associada à geração dos anos 80, pessoas assim existem com todas as idades e não podem ser associadas de forma exclusiva.

Ser multitarefa consiste em executar duas ou mais atividades ao mesmo tempo, não importando o modo como sejam feitas. Exemplos dessa característica são: estudar com MP3 players conectados, acessar redes sociais durante uma aula, ou palestra, utilizar dois monitores e teclados, com diversas janelas e abas abertas, fazer alguma refeição com o celular ao lado, etc.

Para muitos especialistas, os multi task conseguem mudar com extrema facilidade entre tarefas de concentração, socialização e colaboração, além de serem aptos a lidar com as novas tecnologias e com o fluxo crescente de informações dos meios de comunicação. O universo profissional apostou nesse novo perfil de trabalhador, acostumado a lidar com o “caos” e tomar decisões mais rapidamente.

Contudo, o cenário multitarefa não é tão bom quanto pode parecer, como demonstram novos estudos. O crescente fluxo de informações e a quantidade de tarefas executadas ao mesmo tempo comprometem a concentração e, consequentemente, afetam a produtividade e a criatividade das pessoas, reduzindo a qualidade do trabalho. As pessoas que possuem o perfil “multitarefeiro”, podem até gerenciar todas as atividades do dia, mas com uma qualidade inferior do que se tivessem gerenciado melhor seu tempo e organizado sua rotina de trabalho. Assim, para ser um profissional de sucesso, é preciso ficar atento a isso e reverter essa situação.

Realizar muitas atividades simultaneamente dificulta a concentração e a seleção necessárias para ignorar informações irrelevantes. No ambiente de trabalho, é de extrema importância que a pessoa seja produtiva e organizada e que saiba gerenciar o tempo.

Seguem algumas dicas para executar as tarefas de forma mais concentrada e eficaz:

Faça uma lista das tarefas: É extremamente importante organizar as atividades por meio de uma lista. Dessa forma, cria-se um controle diário que nos auxilia a gerenciar o tempo e as tarefas a serem realizadas. Também é interessante definir a prioridade das tarefas, para que atividades principais sejam realizadas com mais dedicação e atenção.

Organize o tempo de cada atividade: Esse princípio é muito importante, pois ajuda a definir exatamente quanto de tempo é necessário para realizar cada atividade, ou cada bloco de atividade.

Cumpra a rotina à risca: Seguir a rotina e a lista das atividades e pré-requisito básico para um bom gerenciamento do tempo. Evite realizar outras tarefas enquanto está trabalhando em uma.

 

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